Páginas

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Entendendo a Abertura

A abertura é um dos três pilares da fotografia, sendo os outros dois ISO e Velocidade. A abertura ou acrescenta uma dimensão a uma fotografia por desfocar o fundo, ou magicamente traz tudo em foco. Neste artigo, vou tentar explicar sobre a abertura em uma linguagem bem simples.




1) O que é Abertura?

Simplificando, a abertura é um buraco dentro de uma lente, através da qual a luz viaja até o corpo da câmera. É mais fácil entender o conceito, se você só pensar em nossos olhos. Cada câmera que conhecemos hoje é projetado como os olhos humanos. A córnea em nossos olhos é como o elemento frontal da lente - reúne toda a luz externa, em seguida, dobra-lo e passá-lo para a íris. Dependendo da quantidade de luz, a íris pode aumentar ou diminuir, controlar o tamanho da pupila, que é um furo que permite a passagem de luz ainda mais para dentro do olho. A pupila é essencialmente o que chamamos de abertura na fotografia. A quantidade de luz que entra na retina (o qual funciona como o sensor da câmara), limita-se o tamanho da pupila - quanto maior for a pupila, mais luz que entra na retina.



Assim, a maneira mais fácil de se lembrar de abertura, é, associando-a com a sua pupila.  Tamanho da pupila grande é igual a grande abertura, enquanto o tamanho da pupila pequena equivale a pequena abertura.


2) Tamanho de Abertura - Abertura Grande vs Pequena

A íris da lente, que controla o tamanho (diâmetro) da abertura é chamado de "diafragma". A única finalidade do diafragma é bloquear ou parar toda a luz, com a exceção da luz que passa através da abertura. Na fotografia, a abertura é expressa em números f (f/5.6, por exemplo). Estes números f, que são conhecidos como "f-stop" é um modo de descrever o tamanho da abertura do diafragma.

Um menor f-stop, uma abertura maior, enquanto um maior f-stop, uma abertura menor. A maioria das pessoas acha isso estranho, já que estamos acostumados a ter números maiores representam valores maiores, mas não neste caso. Por exemplo, f/1.4 é maior do que f/2 e muito maior do que f/8.

O tamanho do círculo representa o tamanho da abertura da lente - quanto maior o número f, menor é a abertura.



3) O que é profundidade de campo?

Algo importante a recordar aqui, o tamanho da abertura tem um impacto direto sobre a profundidade de campo, que é a área da imagem que aparece nítida. Um grande número f como f/32 (o que significa uma menor abertura), trará o primeiro plano e os objetos de fundo no foco, quando um pequeno número f tal como f/1.4 vai isolar o primeiro plano do fundo, fazendo o primeiro plano nítido e o fundo desfocado.



Como você pode ver, apenas mudando a abertura de f/2.8 para f/8.0 tem um grande efeito sobre o quanto o objeto está em foco e como o fundo fica visível. Se eu tivesse usado uma abertura menor, como f/32 nesta foto, o fundo seria tão visível quanto o objeto.

Outro exemplo:



No exemplo acima, devido à profundidade de campo, apenas o terceiro boneco aparece nítido, enquanto tudo o mais na frente e atrás está desfocado. Se eu tivesse usado uma abertura menor, como f/8 e focado em um dos bonecos, provavelmente teríamos mais áreas nítidas. Quanto maior a abertura, menor é a área em foco (profundidade de campo ou DOF).


4) Abertura da lente: Máximo e Mínimo

Cada lente tem um limite de quão grande ou pequeno a abertura pode ser. Se você der uma olhada nas especificações da sua lente, ela deve informar qual a abertura máxima (menor número f-) e mínima (maior número f-) de sua lente. A abertura máxima da lente é muito mais importante do que a mínima, porque demonstra a claridade da lente. A lente que possui uma abertura de f/1.2 ou f/1.4 como a abertura máxima é considerada uma lente clara, porque ela deixa passar mais luz do que por exemplo, uma lente com uma abertura máxima de f/4. É por isso que as lentes com grandes aberturas são mais adequadas para fotografia com pouca luz.

A abertura mínima não é tão importante, porque quase todas as lentes modernas podem fornecer pelo menos f/16 como a abertura mínima, que normalmente é mais do que suficiente para as necessidades da fotografia diárias.



Existem lentes: fixas e com zoom. Enquanto a lente com zoom é flexível para aproximar e distanciar sem ter que se deslocar para mais perto ou longe do assunto, lentes fixas só tem uma distancia focal.

Devido à complexidade do desenho óptico das lentes com zoom, muitas das lentes de consumo têm aberturas variáveis. O que isso significa, é que quando você está totalmente sem zoom, a abertura é um número, enquanto o zoom irá aumentar o número f para um número maior. Por exemplo, a lente Nikon 18-200mm tem uma abertura máxima variável de f/3.5-f/5.6. Quando o zoom estiver em 18mm, a lente tem uma abertura de f/3.5, enquanto quando totalmente ampliada em 200mm, a lente tem uma abertura de f/5.6. As lentes de zoom profissionais, por outro lado, têm aberturas fixas. Por exemplo, a Nikon 70-200mm f/2.8 lente tem a mesma abertura máxima de f/2.8 em todas as distâncias focais entre 70mm e 200mm.

Por que isso é importante? Porque maior abertura significa que a lente pode passar mais luz, e, portanto, sua câmera pode capturar imagens melhores em situações de pouca luz. Tendo uma maior abertura também significa uma melhor capacidade de isolar indivíduos do fundo desfocando o mesmo.

Se você tiver quaisquer perguntas, comentários ou sugestões, por favor poste na seção de comentários abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário